Mel: um dos nossos melhores produtos que a Natureza nos dá
O mel é reconhecido como um produto alimentar de elevada qualidade, e o seu consumo tem aumentado nos últimos anos. Apesar da diversidade de méis produzidos em Moçambique, a caracterização físico-química, organoléptica e as propriedades biológicas deste produto permanecem escassas.
Aumentar a qualidade e melhorar os sistemas de produção será essencial para a sustentabilidade económica das áreas rurais, bem como para a conservação da biodiversidade e promoção de ecossistemas equilibrados.
A apicultura e a produção de mel ainda carecem de valorização, apresentando um considerável potencial de expansão e melhoria.
O investimento na cadeia de valor do mel contribuirá para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais, propiciando o bem-estar das populações.

O projeto reúne parceiros de Moçambique, Portugal e Argentina e visa contribuir para uma maior produtividade numa área que apresenta um considerável potencial de expansão, como a apicultura e a produção de mel.
O desenvolvimento sustentado desta atividade desempenhará um papel significativo no progresso das áreas rurais e no crescimento económico, impactando diretamente o bem-estar das comunidades, à medida que fomenta a preservação das florestas e da biodiversidade.
Cooperação triangular
A cooperação triangular promove a partilha de conhecimentos, a aprendizagem conjunta e o reforço de capacidades, fundamentais para a valorização dos recursos e o desenvolvimento sustentável, apoiando estratégias integradas de conservação, educação ambiental e gestão participativa dos recursos, envolvendo comunidades locais, cientistas e decisores políticos.
Áreas de intervenção
O projeto irá centrar-se nas florestas tropicais da região centro de Moçambique, no Parque Nacional da Gorongosa e no Parque Nacional de Chimanimani, abrangendo ainda as respetivas zonas tampão.